terça-feira, 1 de agosto de 2017

Dica da semana Cinestória #19 - Doutor Jivago

Imagem relacionada
Doutor Jivago mostra a perspectiva dos que foram expropriados pelo processo revolucionário através da saga de Yuri Andreievich Jivago, Lara e suas famílias. No centenário da Revolução Russa¹, vale a pena conferir esse filme comovente, com excelente fotografia e trilha sonora.

Seu enredo é baseado no romance "O Doutor Jivago", que rendeu a seu autor - Boris Pasternak, o Prêmio Nobel de Literatura em 1958. Pasternak, comunista na juventude, passou a ser perseguido pelo regime revolucionário em função de seus escritos (poemas e novelas) serem considerados pouco focados no coletivo e serem por demais subjetivos. Foi uma das muitas vítimas do exercício do livre pensamento no regime que não aceitava pensamento divergente daquele de seus governantes.

O filme obteve, dentre outras premiações, o de melhor fotografia, melhor figurino e melhor trilha sonora no Oscar de 1966; melhor filme no Globo de Ouro – Estados Unidos – de 1966; melhor trilha sonora pelo Grammy de 1967, melhor filme estrangeiro no Prêmio David di Donatello – Itália, em 1967.

Dirigido por David Lean, lançado em 1965, apresenta uma brilhante atuação de Omar Sharif (Jivago), Geraldine Chaplin (Tonya – esposa de Jivago) e Julie Christie (a terceira pessoa do triângulo amoroso), dentre outros, num cenário pós-revolucionário em que a trama política se mistura aos dramas pessoais.

Glamour, pobreza, adultério, estupro, guerra, política, amor e morte misturam-se numa trama magistralmente construída para transmitir emoção e conhecimento.

Paulo Hentz
Professor e Parapsicólogo Clínico


¹https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Russa_de_1917


FICHA TÉCNICA
Título original: Doctor Zhivago
Gênero: Drama
Direção: David Lean
Elenco: Omar Sharif, Geraldine Chaplin, Julie Christie
Duração: 197 minutos
Ano de produção: 1965
País de origem: Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário